Diga Xisss!!!

Desenvolvimento e Consultoria  |    02/04/2010   |   2525 hits   |   J. Ricardo Simões Rodrigues

Em um projeto recente, utilizei uma webcam para, em uma aplicação web, capturar fotografias de pessoas e gravá-las em um banco para posterior exibição em um cadastro de pessoas vinculadas a uma associação.

Para tanto, utilize a biblioteca JPEGCam disponível no Google Code. É uma biblioteca em Flash e Javascript que utiliza um filme exibido numa página html para capturar e submeter imagens capturadas de uma webcam USB conectada ao computador do usuário.

A partir da idéia de Marc Hawkings, que se inspirou em Brendam Dawes, criei esta página "diga xissss" para demonstrar o conceito. Tanto Marc quanto Brendam não utilizaram o JPEGCam mas soluções criadas por eles. Como dou preferência a não reinventar a roda e não sou uma sumidade em ActionSript 3.0, utilizei o JPEGCam que produz ótimos resultados, além de ser continuamente atualizado. E um pouco de JQuery para facilitar a manipulação da DOM.

Para saber como funciona, é só visitar a página do projeto JPEGCam no Google Code ou exibir o código fonte desta página.

Ao clicar no botão "Diga Xisss!!!" você concorda que uma fotografia capturada por sua webcam será gravada em meu servidor. Também concorda que poderei apagar imagens que não me agradem ou simplemente para redução do espaço ocupado. Caso deseje a exclusão de alguma imagem, entre em contato comigo dizendo a data em que foi feita a captura e o seu IP naquele momento.

Última edição concluída em 02/04/2010 por J. Ricardo Simões Rodrigues.