Sonofletores - Baubo clones

D.I.Y.  |    11/11/2013   |   1654 hits   |   J. Ricardo Simões Rodrigues

Esta é minha montagem de um clone das célebres caixas de som Baubo, também disponível como kit. Meu primeiro trabalho de marcenaria e com Fórmica. É um clone porque o XOver ainda não é o do projeto original. O Mid e o Tweeter são os indicados para o projeto. Estão sendo tocadas por um Gainclone by Nabuco Eletrônica. Estou usando alternadamente um pré by Nabuco e um valvulado chinês. A fonte é um PC mini-itx com Ubuntu Server, o DAC uma Behringer UCA200 (PCM2902E).

Cabos de interconexão comuns DIY. Meu player padrão é o MPD.

Compensado de 18mm

Tábuas cortadas

Sem uma mesa ou bancada para a circular, o negócio é prender uma guia com sargentos para guiar a serra

Montagem preliminar para testes

Fiação com cabos flexíveis comuns de cobre, bitola 4mm², marca Megamax. Estudando qual melhor fiação ainda.

Montagem provisória do XOver e binding post para testes

Conectores genéricos para plug banana. Procurado um acrílico fumê por aqui mas está difícil...

Depois dos testes e de mais de 40h de audição, desmonte para finalização do acabamento. Pretendia usar lâmina de madeira ou laminado PET. Não achei em minha cidade e adjacências. Sobrou Fórmica de 0,6mm.

Essa abertura do bafle deu trabalho!! Como não tenho tupia e fiquei na indecisão de qual comprar (mesmo se comprasse via net iria demorar e morreria de ansiedade), acabei fazendo essa abertura com furadeira, lixa e um estilete. Ainda bem que o compensado é bem macio e fácil de cortar.

"Ferramenta" para riscos circulares em Fórmica: um riscador de cerâmica. https://lh5.googleusercontent.com/-4NDVkatcBfQ/UnL2kv14RgI/AAAAAAAACNM/wfTXeB_sIZc/w424-h706-no/2013-10-31+15.50.51.jpg" /> Ainda não decidi pela solução de montagem do tweeter. Coloquei um taco de compensado revestido para eliminar a inclinação do suporte.

Vai acabar ficando assim hahaha. Nessa foto ele não está alinhado pois ainda não aparafusei na caixa.

Fixação dos parafusos com parafusos Allen M4 de 20mm. Desde o início queria a fixação por Allen que trazem um visual que gosto e combinará com meus gabinetes diy de Gainclone e Préamp. Não achei daquelas porcas que ficam embutidas na madeira na medida m4, parti para rosquear o parafuso diretamente no compensado. Abri um furo guia com broca de 4mm e o parafuso ficou muito bem fixado, mesmo não sendo específico para madeira.

Última edição concluída em 11/11/2013 por J. Ricardo Simões Rodrigues.